16 Sintomas Pós Parto (Sem Mitos) Que Toda Mulher Precisa Saber

Separei aqui os mais importantes sintomas pós parto para guiar vocês mamães de primeira viagem e até mesmo mães que já tiveram filhos.

Dentre os sintomas, atestado pelo ministério da saúde, alguns são passageiros e inofensivos, outros requerem mais atenção e apoio.

Sintomas Pós Parto
Os principais sintomas pós parto

Ao longo de 6 a 8 semanas após o parto, a mãe pode vivenciar algum sintomas ligeiros e passageiros ao mesmo tempo que o seu corpo se adapta novamente ao estado de não gestação.

Anote aí então os 16 principais sintomas pós parto que você terá, seja parto natural ou cesária que só tem aqui no Mãe Saudável.

1 – Coceira


Mulheres submetidas à operação começam a sentir as consequências da cirurgia imediatamente na sala de parto. A anestesia aplaca a dor, por outro lado pode provocar coceira.

Parto normal

A que realizaram o parto normal obtém uma recuperação mais breve, muitas nem sequer parecem que tiveram filho, a não ser pela fadiga, já que o método consome muita força.

Ainda na maternidade, a mulher deve começar a amamentação e, nessa hora, necessita de instrução e paciência até ajustar a pegada da boca da bebê na auréola do peito, e não apenas no bico.

2 – Pés inchados


Sintomas Pós Parto
Pés inchados

Na decorrer da gestação, o útero comprime a veia que recebe o sangue das pernas – a chamada veia cava, o que possui a maior calibre do organismo.

Isto gera um congestionamento sanguíneo e o sistema vascular de pernas e membros extravasa líquido para a camada subcutânea, provocando edemas.

3 – Tristeza inexplicável


Sintomas Pós Parto
Tristeza Pós Parto

Ter um filho gera insegurança em toda mulher. Em maior ou menor nível, a mãe se defronta com uma emoção de incapacidade e encontra-se mais fragilizada, a partir da gestação.

No momento em que a criança nasce, as emoções se exacerbam e, várias vezes, a mulher é tomada pela ansiedade inexplicável.

4 – Mamas quentes


Um dos mais comuns sintomas pós parto.

Por volta do terceiro dia depois do parto, existe o que os médicos chamam de apojadura, que é a descida do leite.

Ele vem mais corpulento e mais branco. O seio incha e esquenta. Às vezes, a mãe tem até um tanto de febre. Tudo isto é comum e, para amenizar a situação, basta propiciar o seio ao bebe.

5 – Febre


Sintomas Pós parto
Febre Pós parto

No meio das primeiras 24 horas, as suas pulsações descem e a sua temperatura pode aumentar ligeiramente causando uma febre bem comum.

6 – Sangramentos e secreções naturais.


Possivelmente tenha uma secreção vaginal com um sangue ao longo 3 ou 4 dias, que no decorrido dos 10 a 12 dias seguintes se torna castanho-clara e por fim branco-amarelada.

Para absorver esta secreção, são usadas compressas ou tampões que se trocam com regularidade.

7 – Dores


Após o resultado anestésico, de 12 a 24 horas depois do parto, a mamãe sente dores na região da cicatriz e possui dificuldade para se mover.

8 – Leite Empedra


Sintomas pós parto
Cuidado com o leite excessivo.

É muito comum o leite empedrar e para isso, existem medidas que resolvem.

Você deve amamentar sempre que o bebê tiver vontade e mudar as mamas, esvaziando cada uma delas até ficarem mais leves.

9 – Dor de tortos


É o nome que se dá a cólicas, parecidas com as menstruais, mas não provem do ciclo. Não há muito para fazer a não ser aguentar firme.

10 – Aumento da sede


Sintomas pós parto
Beba bons líquidos

Um dos sintomas pós parto mais comuns.

A sede é uma efeito bastante normal durante a amamentação já que a produção de leite depende de uma boa hidratação.

O próprio organismo da mulher se encarrega de estimular substâncias que secam a boca e lembram a mãe de beber bastante líquido.

Nessa hora, um suco detox ajuda a produzir um leite materno mais saudável.

11 – Ganho de Peso


Procure um endocrinologista para ajudá-la as livrar-se do peso em excesso. Passados 40 dias do parto, a mulher em maior parte agora pode voltar o realizar atividades físicas leves, constantemente com orientação.

A refeição saudável e fracionada inclusive é continuamente bem-vinda.

12 – Barriga Flácida


Calma!

Dá para reverter.

É normal a barriga ficar um pouco flácida depois do parto. Ela é resultado da hiperdistensão da musculatura abdominal.

Em geral, exercícios abdominais bem orientados são suficientes para que a barriga volte à condição antiga.

13 – Falta de disposição sexual


Sintomas pós parto
Apetite sexual reduzido

Talvez seja um dos top 10 sintomas pós parto.

Além do estresse do parto e do desgaste de cuidar de um recém-nascido, o próprio metabolismo do organismo da mulher altera o apetite sexual.

Isso acontece principalmente pelo aumento de um hormônio chamado prolactina, que tem um importante papel na produção do leite.

O medo de engravidar outra vez também inibe o desejo sexual sem falar na insegurança com as cicatrizes do parto. É tudo normal.

Veja como retomar o sexo após o parto.

14 – Estrias


Infelizmente as estrias são definitivas. Porém, existem cosméticos que podem amenizar o problema.

Mas estria é mais uma predisposição genética do que consequência de uma gravidez e vamos combinar que homem que é homem não liga muito para isso.

15 – Queda de Cabelos


Sintomas Pós Parto
Queda de cabelo pós parto

Porém, isso ocorre por um tempo curto e logo os fios voltam ao seu normal. Quase sempre, as quedas começam no primeiro bimestre após o parto e podem perdurar por até seis meses.

16 – Emagrecimento na Amamentação


Assim como é comum ganhar peso, também pode ser normal perder peso na fase de amamentação. O peso volta ao normal em até 6 meses em geral.

Aqui no mãe saudável não vão faltar dicas para você voltar a se sentir bem com seu peso.

Como Tratar Esses Sintomas Pós Parto


O profissional mais recomendado para tratar as mudanças depois do parto também é o obstetra, no entanto o mais fundamental é ir ao hospital assim que notar qualquer um destes indícios ou sintomas, informando cada vez que eles surgiram e a sua proporção.

O profissional conseguirá exigir exames como exame de sangue e ultrassom transvaginal, por exemplo para classificar a origem e desta forma começar o tratamento.

A mulher precisa levar uma companhia e pode ser mais tranquilo deixar o neném em casa com a babá ou junto a outra pessoa que seja capaz de cuidar dele até que ela consiga voltar para casa para então cuidar dele.

Sintomas Pós Parto
Sem medo de ser feliz.

Não se esqueça que a maioria dos sintomas pós parto podem variar de acordo com cada mãe, ou seja, também é normal não apresentar alguns dos sintomas citados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *